Wiki Odisséia
Advertisement
Símbolo de Murdinn
Murdinn
Informações Básicas
Poder Divindade maior
Arma favorecida Martelo de guerra
Influência
Portfólio Criação de objetos, comércio, riqueza
Clero
Raças anão
Domínios 1)
2)
3)
4)
5)

Murdinn é o deus nanico que deu forma e substância ao Jardim dos Mortais, por pegar a energia em estado bruto parida por sua esposa Hafna e condensá-la como matéria, ar, fogo e tudo que existe.

Assim, Murdinn criou a terra e as montanhas, escondendo segredos nos subterrâneos e dentro das rochas. Ele esculpiu os nove grandes ancestrais a partir da rocha, aos quais Hafna soprou vida. Os anões que vieram depois apenas deixaram de ser criaturas de pedra ao terem sido afligidos pela maldição da carne.

Se os Males Antigos escavaram a maioria dos túneis de Reinabaixo, coube a Murdinn enchê-los de riquezas como veios minerais e gemas. O Ferreiro, entretanto, desdenha aqueles que simplesmente escavam a terra sem propósito ou cuidado, abrindo túneis que colapsam sob o próprio peso ou atingindo lençois freáticos que inundam cavernas. Aos olhos de Murdinn, qualquer um, de qualquer raça, que tome as riquezas da terra para propósitos egoistas está levando mais do que deveria da rocha e será punido de acordo.

A maioria dos mitos diz que o corpo de Murdinn é formado de metais, rochas e gemas, com sua alma sendo uma fornalha que queima em seu interior e cuja chamas podem ser percebidas em seus olhos.

Veneração[]

O nome de Murdinn é invocado ao se criar qualquer objeto, seja forjado, esculpido ou entalhado. Qualquer artesão nanico tentará sempre criar o melhor trabalho possível para não irritar o deus com uma obra menor e mal-feita. Talvez seja por isso que a metalurgia dos anões seja tão fina e poerfeccionista.

Murdinn gosta de inspirar os anões a melhorarem cada vez mais sua manufatura. Quando alguém possui uma grande ideia de como fazer melhor algo ou de como criar um novo item útil, diz-se que ele foi abençoado por Murdinn.

Advertisement