criação de itens mágicos em Odisseia usa uma categoria especial de "proficiência com ferramentas". Qualquer indivíduo capaz de lançar feitiços pode escolher estas proficiências em lugar de outra proficiência de classe. Elas também podem ser escolhidas através do talento Loremaster.

ProficiênciasEditar

As proficiências "de ferramenta" para a criação de itens mágicos são as seguintes:

  • Criar Cajado Mágico
  • Criar Item Maravilhoso
  • Criar Varinha Mágica
  • Destilar Poção
  • Escrever Pergaminho
  • Forjar Anel Mágico
  • Forjar Arma Mágica
  • Forjar Armadura Mágica

Regras de CriaçãoEditar

ReceitasEditar

Itens mágicos possuem "receitas" para serem criados. Só porque um mago adquiriu proficiência com Destilar Poções, isso não significa que ele seja capaz de fazer toda e qualquer poção mágica existente. Receitas podem ser trocadas com outros indivíduos com a mesma proficiência ou adquiridas como parte de um tesouro. Ao adquirir uma proficiência, a personagem inicia sabendo até 5 receitas de itens mágicos comuns daquela categoria (caso existam tantos assim) e 2 receitas de itens incomuns.

Condições de CriaçãoEditar

Um item mágico, quando criado, deve ter magia imbuída nele desde a confecção do item em si, não podendo ser adicionada posteriormente. Assim, um mago que deseje criar uma espada longa +1 e que não seja um armeiro precisará estar junto ao armeiro durante a confecção da espada, realizando seus rituais mágicos sobre a lâmina desde o momento em que ela está como metal em brasa na forma e durante o processo de têmpera da mesma. O mago ainda precisará encantar a guarda sendo criada, antes mesmo da lâmina ser encaixada na mesma. E, uma vez pronta a espada em si, ele continuará a encantando.

Pontos de CriaçãoEditar

Cada item mágico possui um número de "pontos de criação" para ser criado. Estes pontos de criação são dados de acordo com a raridade do item (comum, incomum, raro, muito raro ou legendário). O segredo da criação de artefatos se perdeu nas brumas do tempo. Itens consumíveis (como poções e pergaminhos) requerem menos pontos de criação do que itens permanentes.

Além disso, para ser capaz de criar um determinado item mágico, você deve ser capaz de lançar feitiços de um determinado nível, marcado como "nível mínimo de feitiço" na tabela abaixo.

Raridade

Pontos de Criação
(Consumível)

Pontos de Criação
(Não Consumível)

Nível Mínimo
de Feitiço

CD
Comum 250 5.000 5
Incomum 500 2.500 10
Raro 1.250 25.000 13
Muito raro 12.500 50.000 16
Legendário 25.000 250.000 20

Testes de CriaçãoEditar

Para criar o item mágico em si, o criador deve ter a proficiência necessária e conhecer a receita para o mesmo. Respeitados estes critérios, o procedimento de criação em si é o seguinte:

  • O criador deve trabalhar ao menos 8 horas em um dia para ter direito a fazer o teste daquele dia. Estas oito horas não precisam ser consecutivas. Trabalhar mais do que isso por dia não confere benefícios especiais. Itens alquímicos (poções, óleos) e pergaminhos pedem apenas 2 horas de trabalho, mas estas precisam ser consecutivas. Neste caso, você pode trabalhar vários incrementos de 2 horas no mesmo dia para fazer vários testes de criação seguidos. Seja a necessidade de 8 horas ou de 2 horas, aumentar em +5 a Classe de Dificuldade dos testes faz o tempo requerido cair pela metade. 
  • O criador também decide o preço (em moedas de cobre) que deseja gastar em materiais a serem usados para os procedimentos do dia (ou das 2 horas) em questão. Esta decisão deve ser feita de antemão, antes do teste de criação ser rolado. O montante gasto será perdido de qualquer forma, empregado nos materiais. Isso independe do resultado do teste de criação que será feito a seguir.
  • Faça um teste de criação com CD estabelecida pela raridade do item sendo criado. Este teste é um teste de Inteligência usando seu bônus de proficiência.
    • Em caso de fracasso no teste, você desperdiça todo dinheiro que investiu para aquele teste, mas não arruína o procedimento em si.
    • Em caso de sucesso no teste, multiplique seu resultado por 15. Se este produto for maior que o tanto de moedas de cobre gastas, use o total de moedas de cobre como resultado ao invés disso. O valor do produto ou do total de moedas de cobre gastas (o que for menor) é o número de pontos de criação obtidos naquele período de trabalho.
  • Acumule os pontos de criação sendo obtidos neste processo até atingir o total necessário. Quando isso ocorrer, o item mágico terá sido criado.

PeculiaridadesEditar

A criação de itens mágicos é tanto uma ciência quanto uma arte e, desta forma, há um componente de imprevisibilidade associado até ao mais cuidadoso dos criadores. Quando um item mágico é completado, o Mestre de Jogo rola em segredo a chance dele conter peculiaridades únicas

d% Peculiaridades
01–86 Nenhuma
87–94 Uma peculiaridade
95–98 Duas peculiaridades
99–100 Três peculiaridades

Também no FANDOM