FANDOM

Uma lista das doenças em jogo pode ser vista aqui.

Regras da CasaEditar

O pacote de playtest não trouxe nenhum indicativo de como doenças serão tratadas na nova edição. Como doenças serão parte integrante do ar mais arcaico e medievalesco que Odisseia tentará construir como campanha, regras da casa foram desenvolvidas para lidarem com as mesmas, regras estas similares ao proposto na 4E (onde doenças possuem estágios).

Classe de DificuldadeEditar

Doenças possuem uma CD de acordo com sua virulência, CD esta usada em testes de resistência de Constituição para evitar ficar doente ou para medir o progresso da mesma.

ContágioEditar

Em termos de jogo, uma doença poderá ser contraída de uma das seguintes formas:

  • Inalação: A doença se propaga pelo ar. Estar no mesmo ambiente que um doente ou em uma região contaminada é suficiente para contrair a doença.
  • Ingestão: A doença se espalha através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Ou por ingerir algo contendo fluídos corporais de alguém doente (como beber do mesmo copo ou usar a mesma colher).
  • Ferimento: A doença se propaga através de ferimentos causados, seja pela ferroada de um inseto ou da mordida de um animal contaminado.
  • Contato: A doença se espalha através do contato físico com pessoas e objetos contaminados.

EstágiosEditar

Quando você é exposto a uma doença, deve fazer um teste de resistência de Constituição com a CD estabelecida pela doença. Sucesso indica que você não contraiu a doença nesta ocasião, mas pode contraí-la novamente em exposições futuras. Como regra geral, assuma que sucesso lhe deixa "imune" à doença por cerca de uma hora (isso evita vários testes seguidos devido a exposições feitas em sequência).

Fracasso, por outro lado, indica que você contraiu a doença e se encontra no estágio inicial da mesma. O estágio inicial pode ser qualquer um deles: o primeiro, o segundo, o terceiro, etc... Ele será marcado para cada doença em particular.

Uma vez que a doença seja contraída, a cada novo dia, um novo teste de resistência de Constituição deverá ser feito contra a CD da doença. Com sucesso, você pode gastar um de seus dados de cura natural para a doença regredir em 1 estágio. Se você estiver no primeiro estágio da doença, você fica curado. Caso você tenha sucesso e não possua dados de cura natural a empregar ou não queira empregá-los, você permanece no estágio atual em que se encontra.

Com fracasso, a doença avança em 1 estágio (a menos que se encontre no último estágio, caso em que a doença permancerá no mesmo).

Também no FANDOM

Wiki aleatória