FANDOM

Item maravilhoso legendário

Uma esfera da aniquilação é um globo de completa escuridão, uma bola de puro vazio de 2 pés (60 centímetros) de diâmetro. A esfera é, em verdade, uma descontinuidade da criação, um nada absoluto. Qualquer matéria que entre em contato com a esfera é sugada para este vazio, sendo destruída de forma irreversível. Nem mesmo um desejo pode restaurar algo que se foi desta maneira.

Uma esfera da aniquilação fica parada estática no lugar, como se fosse um buraco normal. Contudo, ela pode ser movida por esforço mental. Por alguma razão, apenas magos são capazes de movê-la se concentrando. Para mover a esfera, é preciso estar inicialmente a 40 pés (12 metros) dela. Uma vez que o indivíduo tenha conseguido começar a movê-la, o alcance do movimento aumenta em 10 pés (3 metros) por nível deste indivíduo.

Como ação, um mago pode tentar adquirir o controle da esfera e movê-la. Para isso, ele faz um teste de Inteligência usando seu bônus de proficiência com CD 20. Caso ele seja bem sucedido, ele adquirirá o controle da esfera e poderá a mover 10 pés (3 metros) em qualquer direção. Um mago que detenha o controle pode usar doravante ações para continuar movendo-a 10 pés (3 metros) adicionais. Cada uma destas ações exige muito esforço mental e, portanto, o mago perde a concentração em qualquer outro efeito.

Se o mago fracassar no teste de controle e a esfera não estiver já sendo controlada por ninguém mais, ela também se move 10 pés (3 metros), mas na direção dele! A esfera continuará se movendo na direção do mago em cada turno subsequente deste enquanto alguém não adquirir o controle dela ou enquanto o mago continuar estando a 30 pés (9 metros) da mesma. Se ele sair do alcance, a esfera torna a parar.

Um segundo mago pode tentar roubar o controle da esfera por usar uma ação e obter um resultado em seu teste igual ou melhor que o resultado do mago que detém atualmente o controle.

Se a esfera barrar em alguma criatura ou objeto, ela imediatamente destroi a criatura ou objeto em nada (sem direito a teste de resistência algum). Se tocar um grande objeto sólido ou um grande corpo líquido, ela desintegra 500 kg deste por turno. A esfera não afeta corpos gasosos (como ar), mas afeta criaturas feitas de gás (como vampiros em forma de névoa ou determinados elementais).

Se um portal for lançado sobre uma esfera da aniquilação, role 1d%. Um resultado de 01-50 indica que o feitiço destrói a esfera; 51-85 não ocorre nada; 86-00, um rasgo no tecido planar é criado e tudo a 180 pés (54 metros) do local é sugado para dentro do vórtice antes que o buraco se feche. Em Odisseia, devido à sua cosmologia única e proibitiva, isso significa que eles foram enviados para um local muito distante do qual jamais voltarão e de onde não poderão ser recuperados.

Se um bastão do cancelamento* tocar a esfera, ambos se destroem mutuamente em uma grande explosão que causa dano 3d4x10 de força em tudo a até 60 pés (18 metros) de raio. Criaturas na área de explosão possuem direito a um teste de resistência de Destreza CD 13 para receberem apenas metade do dano.

Também no FANDOM

Wiki aleatória