FANDOM

Fuíl-Ealb (cidade branca em élfico) é uma cidade militarista das Ilhas Jenferte.

Estrutura SocialEditar

Fuíl-Ealb é regida por um triunvirato. Cada um dos três reis da cidade recebe seu poder de forma hereditária (sem importar o sexo, mulheres herdando nas mesmas condições de igualdade que os homens. Apenas primogenitura é relevante). As três famílias regentes são os Eagad, os Eorifith e os Aerakh. Todos os três reis possuem autoridade igual.

A conduta dos reis é primariamente ministrar a justiça e liderar exércitos em tempos de guerra. Decisões políticas e o governo em si ficam a cargo de um conselho formado não somente pelos três reis, mas por mais 9 membros, para um total de 12 indivíduos.  A posição dos demais 9 membros não é hereditária, porém é vitalícia. Abrindo-se uma vaga, todos os cidadãos de Fuíl-Ealb com 96 anos ou mais de idade possuem direito a voto. Para se candidatar ao conselho, é preciso ser cidadão e ter mais de 300 anos.

As decisões do conselho funcionam da seguinte forma: cada um dos três reis propõe um rumo de ação a ser tomado. Os demais 9 membros do conselho (mas não os próprios reis) então votam por qual dos rumos devem seguir ou se nenhuma das alternativas será seguida. Se os três reis entram em consenso sobre como agir, o conselho ainda assim vota, podendo sempre escolher não adotar a alternativa proposta. Note-se, entretanto, que o conselho em si não pode propor qualquer rumo de ação, apenas os reis. Assim, parte da política da cidade consiste no conselho convencer ao menos um rei a propor uma ação que eles estejam dispostos a apoiar.

CidadãosEditar

Nem todos os habitantes de Fuíl-Ealb são considerados cidadãos. Apenas elfos altaneiros que nasceram na cidade e sejam filhos de outro cidadão (ou cidadã) possuem este privilégio. Há duas exceções a esta regra. Primeiro, qualquer um dos três reis pode nomear um elfo (altaneiro ou não) como cidadão, desde que o indivíduo em questão resida há pelo menos um ano inteiro na cidade. Em geral, essa honraria é conferida a parentes de cidadãos que se mudem para Fuíl-Ealb. Em segundo lugar, qualquer elfo (altaneiro ou não) que lute uma batalha ao lado de Fuíl-Ealb recebe cidadania automaticamente.

Por outro lado, qualquer cidadão que lute contra Fuíl-Ealb em qualquer batalha perde sua cidadania, sendo considerado um traidor. Os reis podem propor ao conselho que se perdoe o crime de traição de um indivíduo e que este volte a ser cidadão, mas raramente o fazem.

Habitantes LivresEditar

Além dos cidadãos, há um número considerável de habitantes livres em Fuíl-Ealb. Ou seja, indivíduos que não possuem o mesmo direito dos cidadãos (especialmente o poder de voto e o direito a se candidatar a cargos públicos), mas possuem todos os demais direitos assegurados. Nem sequer é preciso ser elfo para ser um habitante livre.

EscravosEditar

O último estrato social de Fuíl-Ealb é formado pelos escravos, quase sempre indivíduos capturados em batalha. Contudo, a escravidão na cidade é relativamente privilegiada se comparada com várias outras formas de escravidão (mesmo entre outras sociedades élficas). Escravos, por exemplo, não podem ser dispostos como mercadorias, sendo vendidos para terceiros. Além disso, um escravo possui o direito a se casar (desde que com outra escrava). E espera-se que um amo não maltrate, ao menos não em excesso, seus escravos ou perderá o direito de posse sobre os mesmos. Um amo também é responsável por prover o mínimo necessário para a subsistência de seus escravos, seja em trajes, seja em comida ou teto.

Em geral, os escravos da cidade realizam serviços braçais (limpeza doméstica, manufatura de itens ou cultivo de plantações, todas práticas consideradas aviltantes pelos cidadãos locais). Em tempos de guerra, eles aderem ao exército como serviçais não-combatentes.

Quando um escravo é liberto por qualquer razão, ele passa a ser considerado um habitante livre.

Também no FANDOM

Wiki aleatória