FANDOM

As Montanhas Celestiais são uma cordilheira de Ovrônia ocupada principalmente por gnomos rochosos e por anões do clã Abatord. O nome destas montanhas deriva da crença nanica de que a única vez que sua Tríade de deuses pisou no Jardim dos Mortais, ela o fez nesta cordilheira.

As Montanhas Celestiais correm principalmente no sentido norte-sul por uma extensão de aproximadamente 1200 km. Ela é mais larga em sua porção norte do que na porção meridional.

GeografiaEditar

As Montanhas Celestiais são entrecortadas por diversos vales, os quais se conectam uns com os outros formando passagens através da cordilheira. Estas passagens costumam estar ocupadas por aldeias de gnomos rochosos a serviço dos Abatord e são vias de comércio e viagem. Entretanto, as estradas construídas nestas passagens costumam ser bastante precárias e não permitem a passagem de veículos (mesmo vagões de carga). Os bens transportados através das Montanhas Celestiais, por conta disso, são carregados no lombo de mulas e cavalos. Em geral, as comunidades em ambas as extremidades de uma passagem são controladas rigidamente pela fortaleza Abatord mais próxima, assegurando a importância militar e econômica das mesmas.

As Montanhas Celestiais também são bastante entrecortadas por córregos e por alguns rios maiores, a maioria deles nascendo do degelo das geleiras existentes nas altitudes mais elevadas. Vários lagos se formam e podem ser usados como vias de navegação, mas embora a transporte fluvial seja relativamente comum entre os gnomos, a maioria dos rios da cordilheira não é navegável em toda a extensão, devido à formação de corredeiras ou de cachoeiras.

Também no FANDOM

Wiki aleatória