FANDOM

As Montanhas Sedentas são uma cordilheira encontrada dentro do Mar de Areia. Seu ponto culminante é Hlem Karri (3.500 m). Há ainda pelo menos um vulcão ativo na cordilheira e vários outros que se acreditam extintos. A atividade vulcânica, através dos séculos, criou diversas crateras na paisagem, bem como platôs de lava seca. Efeitos de erosão criaram vários desfiladeiros, cujo material constituinte foi levado pelos ventos e perdido em meio às areias do deserto.

Os anões Skardal se espalham por estas montanhas, especialmente próximos aos lençois freáticos subterrâneos. Embora a superfície das Montanhas Estéreis seja tão seca e sem vegetação quanto o restante do Mar de Areia, há água corrente ocasional a alguma distância da superfície, dentro do solo. As comunidades nanicas costumam se agrupar ao redor de oásis subterrâneos. Algumas destas lagoas subterrâneas são de águas termais e sulfurosas, devido à atividade vulcânica.

A cordilheira possui um formato razoavelmente triangular (apontando para oeste), com lados deste triângulo tendo aproximadamente 300 km.

Também no FANDOM

Wiki aleatória