FANDOM

Alfabeto Nanico

O nanico é o idioma falado pelos anões. Este idioma é escrito em seu próprio alfabeto, o qual consiste em runas fáceis de serem entalhadas nas rochas. O conjunto de runas é limitado devido ao nanico não possuir muitos sons diferentes comparado com outros idiomas.

FonéticaEditar

As consoantes do nanico são indicadas abaixo.

  Labial Dental Alveolar Palato-
Alveolar
Uvular Velar Glotal
Oclusiva sonora /b/ /d/ /ɡ/
surda /t/ /k/
Fricativa sonora /v/ /z/
surda /f/ /θ/ /s/ /ʃ/ /x/ /h/
Nasal /m/ /n/   /ŋ/
Rótica /R/  
Aproximante   /l/

Os seguintes fonemas consonantais são grafados como indicado a seguir:

  • /ŋ/ como n (e diferenciado deste por sempre estar antes de /k/, /g/ ou /x/).
  • /θ/ como th
  • /ʃ/ como sh
  • /x/ como kh

As vogais, por sua vez, são:

Frontal Central Anterior
Alta /iː/ /i/ /u/ /uː/
Média /eː/ /e/ /o/ /oː/
Baixa /a/ /aː/

GramáticaEditar

O nanico possui uma flexão nominal (declinação) que é marcada apenas pelos adjetivos e pelo artigo.

SubstantivosEditar

Os substantivos do nanico são invariáveis. Seu número e caso são marcados por um adjetivo ou artigo que o antecede. Alguns substantivos, entretanto, são móveis, ou seja, possuem uma forma masculina e uma forma feminina.

Adjetivos e ArtigosEditar

Artigo principal: Declinação nanica

Os adjetivos (e o artigo, que é um adjetivo especial no nanico) são declinados de acordo com gênero, número e caso. Eles sempre antecedem o substantivo. O artigo nunca é usado junto a um adjetivo, mas um substantivo que não é modificado por um adjetivo automaticamente precisa receber o artigo.

Existem duas partículas não flexionáveis, um e kum, as quais também funcionam como artigos e são prepostas ao adjetivo. Um possui sentido indeterminativo: mûkhe dûm (casa negra), mas um mûkhe dûm (uma casa negra). Kum, por sua vez, funciona como um artigo negativo, muitas vezes sendo traduzido como "nenhum" ou como "não": kum mûkhe dûm (nenhuma casa negra).

Também no FANDOM

Wiki aleatória