FANDOM


Céu de Odisseia

Céu noturno

Portal para o Além é o nome dado ao conjunto de corpos celestes visíveis a partir do Jardim dos Mortais. O nome faz referência à crença de que atingindo-se o espaço, abandona-se o Jardim dos Mortais para adentrar em dimensões superiores, notadamente atingir Muitalém. Isso, entretanto, jamais foi confirmado.

SolEditar

Há um único sol amarelado no céu, bastante similar ao terrestre.

LuaEditar

Há uma única lua prateada no céu, similar à terrestre.

Estrelas ErrantesEditar

As estrelas errantes são o nome dado aos planetas, devido ao fato da trajetória destes astros no céu não seguir o mesmo padrão das demais estrelas. Há cinco errantes no céu, associados aos cinco elementos: Sula (fogo), Cora (éter), Angus (ar), Tófia (terra) e Ecátria (água).

Sula e Cora são visíveis apenas durante a alvorada e o crepúsculo. Sula é mais difícil de ser vista, porque sempre está próxima do sol e encoberta pela luz deste. Quando isso é possível, possui um tom avermelhado. Cora é a "estrela" mais brilhante do céu, sendo esbranquiçada. Angus é esverdeado e com brilho variável, com o pico de luminosidade acontecendo a cada dois anos, aproximadamente. Tófia é laranja e, quando visível no céu, costuma ser a segunda "estrela" mais brilhante (após Cora). Ecátria é uma "estrela" azulada que também possui brilho variável como Angus, mas diferentemente deste, quando está menos brilhante quase não é percebida, a não ser em noites excepcionalmente claras.

Estrelas e ConstelaçõesEditar

Sem a iluminação moderna das grandes cidades, o céu do Jardim dos Mortais é um espetáculo de incontáveis estrelas visíveis a olho nu. Os anões dizem que há tantas delas que elas precisam guerrear por um lugar no céu. Os halflings, por sua vez, dizem que as estrelas se reúnem no céu para conversar, as que se erguem no horizonte juntando-se à roda de discussão.

As várias estrelas no céu são pensadas como pertencentes a constelações. Culturas diferentes adotam padrões de constelações diferentes. Abaixo, citam-se a constelações como elas são conhecidas pelos humanos de Ovrônia.

Unicórnio — Constelação que sempre se encontra alta no céu. Suas três estrelas mais brilhantes formam o chamado Chifre do Unicórnio. A estrela da ponta do chifre é o equivalente meridional de uma estrela polar.

Lobo — Um indicativo de que o outono está acabando e que o inverno está para se iniciar é quando esta constelação atinge seu ponto mais alto no céu. O Olho do Lobo é o nome dado à estrela avermelhada que existe nesta constelação.

Caçador — O Caçador está agachado no céu, seguindo o rastro do Lobo, constelação à qual sempre acompanha o trajeto.

Camponesa — Esta constelação é formada por dois grupos de estrelas. O primeiro grupo representa o corpo da camponesa em si, correndo pelo céu. O segundo conjunto é imaginado como sendo um puçá, com a qual a camponesa caça pirilampos. Os pirilampos celestes são chuvas de meteoros que costumam cruzar a rede do puçá, especialmente no início da primavera.

Seis Irmãs — Grupo de seis estrelas próximas entre si, dispostas em um padrão oval. Elas nunca se erguem alto no céu.

Outros AstrosEditar

Caminho PerpétuoEditar

Nome dado a um caminho brilhante no céu (em verdade, o traçado da galáxia). Os anões associam o o caminho perpétuo ao líquido amniótico despejado pela deusa Hafna cada vez que ela pare as energias cósmicas da criação.

Estrelas FlamejantesEditar

Artigo principal: Estrela flamejante

Nome dado aos cometas. As estrelas errantes também determinam o início das eras no calendário etelão.

Pirilampos CelestesEditar

Nome dado a ocasionais chuvas de meteoros que cruzam o céu. São mais comuns na primavera, na constelação da Camponesa.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória